segunda-feira, 2 de maio de 2011

Relembrando a história

SAUDADE DE MINHA TERRA

SENHORA CONCEIÇÃO AGOSTINHO
SÁ CONCEIÇÃO
SERRA DOS BOIS
Para os que aqui foram criados na década de 50 a 70, foram conhecedores e presenciaram a vida dessa magnifica criatura, deficiente mental. Particularmente lembro-me bem dessa figura, por ela gostar muito de minha mãe (dona Lili ou tia Lili) e ir constantemente a nossa casa.
Conceição era uma devoradora de café; e álcool para passar no cabelo. Certa vez meus pais foram para o roçado, próximo à casa de meu avô materno (Aleixo Porto), ficando eu sozinho em casa. Tinha, por esta época mais ou menos seis anos de idade. Mesmo só fiquei brincando fora de casa, quando escuto o barulho de voz, era ela, Sá Conceição. Corri para dentro de casa, tranquei as portas e me enfiei debaixo da cama. Costuma-se em épocas passadas usarem taramela para fechar as portas. Qual não foi minha surpresa, ela forçou a porta da cozinha, e a mesma se abriu. Para meu desespero ela entrou falando sozinha: “Sá Marica não estar, Sá Marica não vem”, pois assim ela chamava minha mãe (Maria).
Entrou no quarto onde eu estava embaixo da cama, e onde estava a garrafa de álcool que já era de seu conhecimento, usou o álcool para passar no cabelo, e para meu terror ela levantou a barra do lençol, que forrava a cama, mas não me viu; para meu alivio. Em seguida foi à cozinha pegou o bule de café frio e tomou, e sempre falando: “Sá Marica não tá, Sá Marica não vem, vou embora”, e assim fez, puxando a porta e deixando-a encostada. Certeza tenho que não mexeu, nem levou nada.
Quantas vezes presenciei, bem à distância, ela destruir touceiras de lastrado (xique-xique), pés de faxeiro, pés de cardeiro (mandacaru), bancos de macambira, sempre dando a impressão que estava batendo em alguém.
Certa vez por muita insistência de sua parte (meses) com minha mãe (Lili) as duas foram ao açudinho para retirar mel de uma arapuá. Conta minha mãe que saiu de lá correndo com as abelhas em cima dela, largando Sá Conceição em guerra com as mesmas. Após algumas semanas passadas, ela aparece, porém minha mãe nota nada de anormal na pessoa dela.
Quem quiser e puder acrescentar mais fatos a esta historia.

Por:Joaquim Abidias da Cunha

Um comentário:

  1. Conceição foi muito importante para Serra dos Bois. Ela foi exemplo de mãe, pois com o problema de saúde que foi acometida, não deixor de criar seus filhos. Todo mundo teve uma bela história a contar sobre ela.

    ResponderExcluir