segunda-feira, 16 de maio de 2011

As areias de Serra dos Bois patrimonio da comunidade


Um Pequeno ParaísoPlanícies Orientais / Fot. Kleper

Segundo o dicionário eletrônico aulete areia é um conjunto formado por minúsculos grãos produzidos pela erosão ou fragmentação de rochas graníticas, siliciosas ou argilosas, que cobre geralmente praias, leitos de rios, desertos etc.
Sem dicionário as areias é um lugar onde existia o encontro das ovelhas de Aleixo Joaquim, Arnóbio, Otavio Ramos e demais criadores de ovelhas. Lá também havia o encontro de égua e cavalos; jumentos e jumentas e vacas com touros. Muitos amores lá nasceram. Amores animalescos, pois de gente não dispõe-se de dados para afirmar tal propósito.
Nas areias também havia o encontro de moradores de Pedra Preta, Bandeira e Serra dos Bois que, pela manhã, corriam em busca de um caju maduro e algumas castanhas para assar e comer com angu.
As areias, como a conhecemos, é um lugar que quando a chuva chega ao sertão logo nasce capim. É um verde que encanta e alegra o coração de qualquer mortal. Parece que ela é patrimônio nacional, ou seja, de todos! Devido ao encanto que lá existe. À noite, as caiporas fazem a festa.  Alguns mais velhos afirmavam que se encontrava com almas penadas lá. Não há provas, mas não se duvide porque as areias parecem um pequeno paraíso.
Por: Antonio martins 

Um comentário:

  1. Certa vez estava com minha irmã, Maria, nas areias e chegou Maria de Cosmo. Ela era uma negra linda;tinha tudo que uma mulher deve ter. Eu a cantei e ela não me quis. Foi, nas areias, que aguentei o primeiro não de uma mulher. Que tempos! Só que levei uma surra que até hoje sinto a dor das cordas no lombo!Parece que mamãe queria que eu não gostasse da fruta - caju - é claro!

    ResponderExcluir