segunda-feira, 23 de maio de 2011

90 anos de história - Nestor Borges

Seu Nestor, aniversariante de 90 anos...
Filhos Antônio e Lulu, amigo Claudio e o aniversariante seu Nestor
Almoço em comemoração ao aniversário de seu Nestor, reunião de família e amigos

O dia 11 de maio de 2011 foi especial para o senhor Nestor Borges da Costa, que comemorou 90 anos de idade com muita saúde e lucidez.
A comemoração aconteceu na cidade paraibana de Barra de São Miguel, onde reside atualmente. Seu Nestor é o último de uma família com mais de dez irmãos.
Filho de João Borges e Joana Borges, nasceu no sítio Barrocas, município de Barra de São Miguel que faz fronteira com o sítio Serra dos Bois, município de Taquaritinga do Norte, Pernambuco.
Casado com Maria Lieta de Farias, conhecida carinhosamente por tia Lieta, por ser muito carismática. Juntos tiveram cinco filhos, Antônio, Graciete, Amaro, Geni e Aluízio, o popular Lulu.
Seu Nestor demonstra ser muito lúcido, e lembra com riqueza de detalhes as histórias do cangaceiro Antônio Silvino, que se hospedava em Serra dos Bois com freqüência e que era o seu principal refúgio no município de Taquaritinga do Norte.
Seu Nestor era genrro de dona Otília, que era filha de Ludugero Aleixo da Cunha Porto, grande amigo e principal hospedeiro do capitão Antônio Silvino, como respeitosamente chamavam o famanás. Daí, o motivo de ter guardado na memória estas histórias ouvindo sua sogra com atenção. Um detalhe é que dona Otília mesmo muito jovem, era pessoa de confiança do cangaceiro, e só ela, lavava suas roupas e colocava comida.
Antônio Silvino a presenteou com um colar que por sinal foi usado por sua filha Maria Lieta, esposa de seu Nestor.
Com o falecimento da esposa e ainda um pouco jovem, casou-se pela segunda vez com dona Maria das Neves. E por vários anos morou na mesma fazenda onde criou sua família. Anos depois mudou-se para a Fazenda Pedras Altas, pertencente a família de dona Neves, e lá residou por algum tempo, posteriormente mudou-se para a pacata cidade de Barra de São Miguel, até que por ironia do destino, ficou viúvo pela segunda vez.Hoje vive na agradável companhia de sua filha Graciete que será seu anjo da guarda
 até o fim. 
Parabéns seu Nestor que Deus prolongue seus anos com muita saúde. São os votos dos amigos e vizinhos de Serra dos Bois.

4 comentários:

  1. Seu Nestor é uma das pessoas mais queridas. Ele é um excelente pai, marido, tio e profundamente apaixonado por forró e vaquejada.
    Tenho o maior orgulho de ser ou de pertencer à família de Seu Nestor. Eu sou um eterno admirador de seu Nestor!

    ResponderExcluir
  2. Tio Nestor sabe tudo sobre a história do boi Mulatinho.

    ResponderExcluir
  3. Tio Nestor foi testemunha da prisão de Adelson de Joaninha Marreiros, por porte de arma em Gravata. Tal arma, não tinha cano e nem bala. Era tao esculhambada quanto a roupa que Adelson usava.

    ResponderExcluir
  4. Hoje, véspera de São João, lembro-me das vezes que ia-se à casa de tio Nestor e, lá encontrava-se seu Genésio, seu Báu e toda família. Após a ceia, regada a pamonha e milho assado, tia Lieta,com a alegria que só ela possuia, ligava o rádio e ao son dos sanfoneiros dançavamos a noite toda.Margarida de seu Pedro Borges foi quem me ensinou a dar os primeiros passos de forró.

    ResponderExcluir