sábado, 30 de abril de 2011

Nossa fáuna, urutau ou pai da lua

Urutau, o pássaro fantasma
Os urutaus(Nyctibius griseus) são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do Novo Mundo, que pertencem ao género Nyctibius e à família Nyctibiidae. Também são chamados de pai da lua. O urutau é uma ave de hábitos noturnos. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno vôo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros. É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar.
Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático, não se assustando facilmente. Não é uma espécie acostumada ao convívio urbano. O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...” .

Um macho adulto pesa entre 160 e 190 g. Sua plumagem pode ser cinza ou marrom e o peito tem um desenho negro compactado. Sob os olhos, tem um chumaço de penas, mas quando abre os olhos tal saliência praticamente desaparece. Alcança 37 cm de comprimento e uma envergadura de 85 cm.É a espécie mais comum da família, podendo ser encontrada em todo o Brasil.A fêmea bota um ovo salpicado, numa cavidade natural do extremo de um tronco de árvore e choca em posição ereta. Macho e fêmea incubam o ovo por cerca de 33 dias. Habitam cerrado, orla da mata, campos com palmeiras e árvores.
É lindo uovir o pai da lua cantar ao anoitecer no alto da serra do cangaçeiro por trás da capéla de são Pedro em serra dos bois,onde á uma grande população deles,urutau,pai da lua ou ave fantasma,ele é um orgulho para nossa fáuna que está se recuperando das agreções causadas pelo homem.

Serra dos bois minha amada terra: 

Um comentário: