Seriema, sariema ou siriema é o nome vulgar dado às aves pertencentes à família Cariamidae, da ordem Cariamiformes. São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. O grupo é nativo da América do Sul e habita zonas de pradaria ou florestas abertas. As seriemas alimentam-se de insetos, lagartos e pequenas cobras, como também de cajuis e cajus do cerrado[1]. Em contato com os humanos, as Seriemas são sempre desconfiadas e quando se sentem ameaçadas por eles, costumam abrir suas asas e enfrentá-los. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas.
Aceitam diferentes tipos de alimentos dados pelo homem, como grãos de milho e pedaços de pão. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem obrigadas. À noite abrigam-se no alto das árvores, onde também constroem seus ninhos. O canto da sariema é lindo,aqui em Serra dos Bois ela acontece com frequência por ser preservada pela população.
Por:Geraldo Filho...
Tenho a impressão que o homem só descansa feliz quando ouvir o canto da seriema. Esse animal para mim tem o jeito de cantar mais belo que já ouvi. A seriema, me fez correr muito, pois na capoeira de seu Oliveira, hoje, aonde fica o açude, elas cantavam, sempre quando o sol estava quenbte. E eu sai correndo para chegar perto delas e ouvir seus lamentos por falta de cobra para elas se alimentárem.
ResponderExcluir