terça-feira, 2 de agosto de 2011

Gerações e Destinos diferentes

José Ananias com seu neto 
 Toinho
 Casa da fazenda  de Ludugéro Aleixo
Lembranças de criança...
Em Serra dos Bois todos somos parentes, todos somos descendentes de Ludugero Aleixo da Cunha Porto, o patriarca da comunidade, da sua prole, surgiu inúmeras famílias e como todas as famílias os personagens tomam rumos diferentes. Uma das filhas de Ludugero Aleixo chamada Otilia, casou-se com o paraibano Ananias Farias, mais continuou residindo em Serra dos Bois onde constituiu sua família, deste ilustre casal, nasceram cinco filhos, Ermes, Lindolfo, José Ananias Antônio Manoel e maria Liêta, ambos tiveram destinos interessantes, Ermes casou com dona Emilia de Gravatá do Ibiapina e sempre residiu em Serra dos Bois até falecer,Manoel faleceu ainda jovem em serra dos bois, Lindolfo casou e residiu em Frei Miguelino PE onde faleceu,maria Liêta casou com Nestor Borges das Barrocas,  José Ananias casou com sua prima Dinorá e teve um casal de filhos ,e sempre residiu em Serra dos Bois, foi um dos grandes vaqueiros do gibão que esta terra criou. Antonio, conhecido por toinho, teve o mais diferente dos destinos, Ainda jovem viajou para o Rio de Janeiro em busca de dias melhores  onde conseguiu se estabilizar, casado com sua prima Maria mecerdes, irmã de Dinorá sua cunhada, no rio, criou seus filhos e deu a eles estudo, e estabilidade. toinho foi responsável por levar sobrinhos e parentes para a cidade maravilhosa, buscando dar uma melhor qualidade de vida aos seus parentes, vários se adaptaram a esta mudança, outros nem tanto. Toinho, faleceu no Rio de Janeiro, mais o seu legado, já mais será esquecido por aqueles que foram acolhidos por ele nesta terra tão distante. Muitos constituiram suas famílias e com certeza residiraão no Rio até o fim da vida, mas já mais esquecerão o torrão onde nasceram, e sempre ensinarão seus descendentes a não negarem suas origens. Um forte abraço a Eduardo Farias, Maria da Conceição, Antonio Martins, Joaquim Abdias, e outros que mesmo distantes guardam em seus corações a memória deste povo. 
Acima, fotos de José Ananias com o neto Eduardo, depois Toinho,e as duas ultimas não dá para identificar devido a qualidade da foto,mais é da família em frente a casa grande.

Por:Geraldinho




2 comentários:

  1. Muito obrigado pela lembrança, mas os merecedores são nossos queridos tios, e pais. Pais, porque incluo o meu, o inesquecível Hermes.Homem que nasceu para viver e ajudar às pessoas que necessitavam e amar São João do Cariri. Para meu pai tudo o que era bom devia ser de São João do Cariri. Seu, pai, Geraldinho, sabia muito disso, pois ouvia-o com paciência e respeito. Afinal foram bons amigos, apesar das pequenas brigas.

    ResponderExcluir
  2. Tia Otília, que casou com Ananias Idelfonso de Queiroz, natural de São João do Cariri, teve mais dois filhos. Manoel, que ainda jovem faleceu em Serra dos Bois e foi sepultado no Cemintério de Gravata do Ibiapina e Maria Lieta de Farias, que casou com seu Nestor Borges da Costa e teve filhos também, e que infelizmente não convive mais conosco. Só restando as saudades.

    ResponderExcluir