quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Genuíno Jorge Martins – Nosso Gino



Prosseguindo a caminhada rumo à inclusão de todas as pessoas que nasceram e viveram em Serra dos Bois não podemos esquecer-nos de um personagem de Gravatá do Ibiapina: Genuíno Jorge Martins, filho de tia Luísa Martins da Cunha o tio Jorge Genuíno da Cunha, ambos com parentes em Serra dos Bois.
Gino, como carinhosamente o conhecíamos, tem como seus irmãos José, Pedro, Zé Paulo e sua única irmã Dudu, esposa de Clodoaldo, nosso querido Doca, também com parentes em Serra dos Bois, especialmente a família de seu Zé Ramos, pai de Otávio Ramos e Manoel de Lulu, entre outros.
Genuíno era afilhado de Hermes Ludugero de Farias, morador de Serra dos Bois. Hermes tinha um carinho todo especial pelo seu afilhado; por isso Gino nunca saia de Serra dos Bois. Enquanto criança ficava na casa de Hermes e quando virou rapaz fixou-se   na casa de Arnóbio, no entanto, não se afastando de nossa convivência.
Gino é pessoa muito simpática e faz amizade com facilidade. Fez presepadas como todo menino e jovem fazem na nascente vida. Seu amor pelos jumentos foi sua perdição. Chegou a levar um jegue para dormir dentro de casa, com medo que o ladrão de cavalo Zé Gordinho, da cidade de Surubim, PE, levasse seu jerico. Tal jerico era um jumento preto e muito baixeiro. Ia de Gravatá do Ibiapina a Serra dos Bois em vinte minutos, bem mais rápido do que os Toyotas de Santa Cruz.
Infelizmente Gino foi visto pela última vez morando na Região Norte. Deve ter família, porém não se sabe se ele ainda é vivo e em qual cidade mora. Gino, pelo seu jeito carinhoso de ser, nos deixou com muita saudade e com muito desejo de conhecer e saber sobre sua família, se a tem, afinal também o é nossa.

Antônio Martins de Farias

3 comentários:

  1. Olá boa noite nossa que coincidência
    Procuro também por este homem é meu pai me chamo Sarah tenho mais dois irmãos Salma e Gdeon Bailão Martins

    ResponderExcluir
  2. Vou deixar meu e-mail e telefone 63 992680261
    sarinha_gpi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também quero encontrar meu pai meus tios e meus irmãos paternos que não conheço também meus tios e avós paternos

    ResponderExcluir