sábado, 3 de setembro de 2011

Serra dos Bois, local de aprendizagem

Crianças aprendem brincando
 Diversão no parque
 Conhecendo o Pau-brasil
 Conhecendo a Eva babosa
 Toda a turma em frente a casa de Ludugero e Maria
Cajueiro - Roçado dos Franças

Alunos e alunas da turma de 5º ano do Educandário Margarida Beatriz de Santa Cruz do Capibaribe, fizeram valer a colocação " faz-se educar até debaixo de uma árvore" do educador pernambucano Paulo Freire, neste dia 25 de agosto, quando estes visitaram pela primeira vez o Sítio Serra dos Bois, com o objetivo de culminar na prática muitos dos assuntos abordados no currículo escolar.
Na realização da aula passeio, os alunos desfrutaram de aulas teóricas a sombra do cajueiro no interior do roçado. Em seguida tiveram a oportunidade de colocar em prática a aula sobre agricultura, conhecendo algumas maneiras de cultivo, tipos de plantas, tipos de terrenos apropriados para cada cultura, dentre outros temas.
Na sequencia, conheceram alguns animais relativos a pecuária local, e animais típicos do sertão nordestino. Empolgados, os alunos conheceram a história local, com o auxílio de Geraldo Filho conhecedor da cultura de Serra dos Bois, que explanou para as crianças grande parte da história da localidade, não esquecendo de disponibilizar a informação de Serra dos Bois como rota de Antônio Silvino, fato este que deixou-os impressionados, por pensar ser o cangaço uma realidade muito distante de sua cidade.
Após almoço, as crianças fizeram a festa curtindo o espaço que nossa comunidade dispõe para brincadeiras e o parque infantil que está em processo de finalização.
Agradecemos as pessoas da comunidade pela disposição de auxiliar-nos na realização desta aula passeio.
Desejamos que esta seja a primeira de muitas iniciativas para a divulgação de nossa terra para as novas gerações.

Por: Claudenice da Cunha Barbosa (Pedagoga - 5º ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário