domingo, 20 de março de 2011

Quando fui José



Certa vez estávamos em baixo do pé de umbu da Estrada. em Serra dos bois Cada pé de umbu tem um nome. Às vezes cada pessoa põe o nome só seu nos umbuzeiros. O pé de umbu da Estrada ficava entre a casa que Hermes fez, na década de 50,cujo pedreiro se chamava José Inácio, para morar, mas acabou servindo para muita gente iniciar a vida de casado lá e a casa de tio Otília, ou a casa do salgado, ou ainda o sítio Mulungu.
 Ouvimos ao longe a voz: era uma voz uma mulher e de uma criança. As duas criaturas, quando se aproximaram, disseram:
- Bom dia, José e Maria!
 Fiquei com raiva porque meu nome não era José, porém Antonio. Maria apenas riu da senhora que foi em direção à casa de Hermes. Ela carregava um cesto cheio de ovos na cabeça; tempos depois soube que era os donativos para à festa de São José, na casa de Céu, em Pedra Preta.
Na casa de Hermes, ela foi recebida com festa, Antonio e Maria correram ao seu encontro e quando chegou a casa assistiram à festa que Hermes fazia para com Céu. Céu era de Pedra Preta; filha de dona Boaventura e irmã de seu Zé Antonio de seu Paizinho.
Sua família não acaba aqui, mas não me lembro de mais quem ninguém que são ou foram seus irmãos.
Fato é que não satisfeito, fiz uma reclamação à Bi, minha querida vó. Para quem não sabe, minha vó querida era tia Otília, como era mais conhecida. Cheguei bem de mansinho e disse:
- Bi, esta nojenta me chamou de José! O nome de Maria ela acertou. Só o meu que ela não quis saber. Tenho raiva dela!
Bi, minha vó, sábia como sempre e carinhosa como pétalas de rosas me respondeu:
- Filho, José e Maria são os pais de Jesus. E quando não sabemos o nome de uma pessoa lhe chamamos de José em homenagem a São José.
Que saudades de minha vó e que sábias palavras ela me deixou!
por: Atonio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário