segunda-feira, 27 de junho de 2011

Muita semelhança

Geraldo de Arnóbio

Muitas vezes falar ou escrever para determinado grupo de pessoas ou de certos personagens é muito difícil. E lembrar-se de Geraldo de Arnóbio é ao mesmo tempo alegre e triste. Alegre porque ele foi o melhor amigo e triste porque ele já se foi para o Céu.  Para o Céu porque se nosso Geraldo de Arnóbio não foi escolhido para estar ao lado direito de nosso Pai, ninguém mais estará perto de Deus. Geraldo de Arnóbio nasceu de uma família de seis filhos. Ele não cresceu, foi um adulto com jeito de criança. Trabalhou arduamente por toda sua vida. Nunca namorou, mas entendia de amor platônico como Platão. Sonhava com uma bela noiva passeando, em uma noite de lua cheia nas areias e dormindo numa rede armada embaixo de um pé de juazeiro.
Não existiu tempo ruim para nosso querido Geraldo de Arnóbio, ele sempre sorria, mesmo quando estava chorando. Eu, agora, começo a encher meus olhos de lágrimas só por lembrar-me dele. Seu jeito de ser e de sofrer parecia que estava nos dizendo que a vida vale a pena, apesar dos sofrimentos que nos impõe. Era corajoso, não tinha medo de almas, andava sozinho à noite por todos os cantos. Era servidor e amigo.
Certa vez, pretendendo assustá-lo, fizemos uma cruz; vestimos uma roupa velha nessa cruz e a expusemo-las à beira da estrada que ele ia passar. Fizemos uma espécie de face humana e acendemos uma vela. À distância a cruz com a vela acesa parecia uma bruxa. Ficamos de tocaia e ele se aproximou, sorriu e foi embora caminhando como se nada tivesse acontecido. Geraldo de Arnóbio é meu primo predileto e amigo de todos. Serra dos Bois terá sempre orgulho de ter um filho como nosso Geraldo de Arnóbio.

Antonio Martins de Farias

Um comentário:

  1. Agradeço à Associação dos Agricultores de Serra dos Bois, por ter-me permitido exaltar a figura de uma pessoa tão especial como Geraldo de Arnóbio. Ele foi uma figura muito especial para todos nós e um exemplo para todos. Escrever foi fácil, difícil foi ler e saber que fale ou expressei tão pouco a seu respeito.

    ResponderExcluir